Tutorial: Como redigir uma carta de extensão?

Muitos processos seletivos pedem para o candidato redigir uma carta de intenção e muitos acham essa tarefa complicada. Nós, da CAEC-ISS montamos um tutorial com 8 passos simples para te ajudar nessa tarefa 🌟

WhatsApp Image 2023-01-04 at 13.41.07.jpeg

1° passo: Organize seus pensamentos
Antes de escrever, tenha em mente todas as informações que você quer transmitir e as organize de modo a construir um texto coerente e conciso.

WhatsApp Image 2023-01-04 at 13.37.37.jpeg

2° passo: Cabeçalho e rodapé
Como qualquer carta, a carta de intenção/interesse deve conter a cidade, data por extenso e a quem é destinada.

3.png

3° passo: Se apresente
Diga seu nome, seu curso, o período cursado, a vaga e o projeto/curso de interesse.

4.png

4° passo: Fale da sua trajetória
Conte de seus projetos de atuação, trabalhos já realizados... Nesse passo, é interessante mostrar que você tem conhecimento/experiência na área.

5.png

5° passo: Venda “seu peixe”
Nesse parágrafo, exponha suas qualidades e pontos fortes. Mostre como você pode agregar à equipe.

6.png

6° passo: Finalização
Para fechar com chave de ouro, reafirme os pontos importantes e seu interesse na vaga.

7.png

7° passo: Mostre sua disponibilidade
Ainda no último parágrafo, mostre sua disponibilidade e que cumpre com todos os requisitos da vaga.

8.png

8° passo: Formatação e linguagem formal
Por ser um documento, a carta precisa estar formatada seguindo as normas da ABNT e respeitando a linguagem formal.

9.png

10.png

No cabeçalho, os dizeres: “Como redigir uma carta de intenção?”. Logo abaixo, uma ilustração de uma mulher de roupa social vermelha digitando em um notebook apoiado em seu colo, com um balão de digitação acima da tela. No canto superior esquerdo, um ícone de computador com os dizeres: “tutorial”. No canto inferior direito, setas verdes indicando a continuação da publicação. Nas outras imagens, os passos seguem numerados na parte superior, seguidos pela descrição e uma carta contendo os exemplos de cada etapa.