Curso: Redução de Danos como Política Decolonial

WhatsApp Image 2021-08-01 at 10.18.40 (1).jpeg

🗣 CURSO DE EXTENSÃO

O mural da Caec vem por meio desse post informar o curso de extensão: Redução de Danos como Política Decolonial.

Trata-se de curso que posiciona a Redução de Danos no desafio de construção de políticas decoloniais, reconhecendo que a proibição a algumas substâncias estão ligadas ao histórico colonial, racista, heteropatriarcal de nosso país, propondo um processo de ampla reflexão acerca do uso de drogas, das interseccionalidades mais relevantes, e do fomento ao resgate dos saberes originários, comunitários e emancipatórios para a construção das estratégias de cuidado.

O curso conta com uma programação de 60 horas e terá certificado aos inscritos que constarem, pelo menos, 75% de frequência. A agenda consta 16 encontros síncronos de 3 horas (48 horas) organizados em mesas de discussão com convidados e 8 atividades assíncronas de 1,5 h.

Confira os temas abordados no curso Redução de Danos como Política Decolonial:

1. Por que os humanos usam drogas?
  2. Cenário Político Internacional sobre Redução de Danos, perspectivas contemporâneas e decoloniais da RD no Brasil;
  1. Substâncias - usos, efeitos e principais padrões
  2. Proibicionismo, racialização e desigualdade
  3. A proibição da maconha, seu resgate enquanto recurso terapêutico, e a disputa legal no Brasil
  4. Debates decoloniais em Redução de Danos: contribuições dos saberes da floresta; Etnobotânica, Farmácia viva e técnicas de cultivo
  5. Ações de Cultura e Arte em Redução de Danos
  6. Feminismos e Redução de Danos
  7. Violências e encarceramento - repercussões das desigualdades raciais, geracionais e de gênero
  8. Redução de Danos e profissionais do sexo;
  9. Ist/Aids - O que são, como se transmitem e sua interface com a RD

Vamos fazer parte desse momento muito enriquecedor?

Se increva!