Campus Baixada Santista • Instituto De Saúde e Sociedade
Nome do portal (Inglês)

Plano de ação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no apoio ao combate à pandemia do coronavírus e suas repercussões negativas

fisio

 

 "Plano de ação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no apoio ao combate à pandemia do coronavírus e suas repercussões negativas".  

 
Considerando a situação ímpar que o mundo vem experimento com a pandemia de coronavírus, este projeto de extensão se propõe a executar duas frentes de ações: 1) Combate à pandemia do coronavírus, que visa a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de doenças e agravos, e a redução de vulnerabilidades e riscos decorrentes da pandemia de coronavírus e da inatividade física secundária ao isolamento social, em indivíduos vulneráveis, como idosos e os pacientes que já eram atendidos pelos estagiários do curso de graduação em Fisioterapia antes da suspensão das atividades acadêmicas; e 2) Teleconsulta e telemonitoramento, que objetiva consultar e acompanhar, à distância, os pacientes atendidos previamente de forma presencial. Para a primeira ação, graduandos em Fisioterapia, de qualquer período do curso, sob tutoria docente, elaborarão cartilhas e vídeos de orientação sobre higienização e prevenção de contaminação e do imobilismo, os quais serão divulgados via aplicativo WhatsApp, e-mail, mídias sociais e páginas oficiais da UNIFESP. Para a segunda ação, graduandos em Fisioterapia, regularmente matriculados nas unidades curriculares de Estágio supervisionado em Fisioterapia, farão contato telefônico ou por vídeo chamada com os pacientes que se encontravam sob seus cuidados antes da suspensão das unidades curriculares de Estágio, sendo estes contatos guiados por roteiro orientador a ser construído pelos estagiários, sob supervisão docente. Espera-se difundir conhecimentos a partir da geração de produtos educacionais digitais como cartilhas, vídeos e podcasts e manter o cuidado e atenção necessários aos pacientes supramencionados, neste período de pandemia e isolamento social, nos quais os serviços de Fisioterapia ambulatorial prestados anteriormente encontram-se suspensos.
 
Os materiais são produzidos pelos alunos, sob supervisão dos professores doutores: Império Lombardi Jr, Liria Yamauchi, Márcia Volpe, Milena Vidotto, Solange Guizilini e Stella Peccin. O projeto é coordenado pela Prof.ª Dra. Verena Capellini. 
 

Facebook

Instagram

Youtube

 

 


© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Câmara de Extensão e Cultura • Instituto Saúde e Sociedade • Campus Baixada Santista
Rua Silva Jardim, 136 - 2° Andar, Sala 212 -Vila Matias, Santos - SP
Telefone: (13) 3229-0278 - Ramal 3878
camara.extensao.unifesp.bs@gmail.com

 

Please publish modules in offcanvas position.